AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

quinta-feira, março 17, 2011

FOBIAS E STRESS PÓS TRAUMÁTICO

As fobias e o stress pós traumático por vezes aparecem juntos e impedem a pessoa de ser ela mesma ou de ser uma pessoa normal.
Nem sempre andam juntos mas quando andam, os problemas de que a pessoa sofre agravam-se.
As fobias são medos irracionais que impedem a pessoa de ser ou de se comportar de uma maneira lógica e racional podendo também causar reacções físicas.
As fobias tem a sua origem em medos que residem no nosso inconsciente e que em determinadas alturas entram em funcionamento bloqueando-nos por completo ou levando a reacções que saem fora de controle.
Normalmente não há uma causa visível ou uma explicação para tais medos. Ou seja na vida da pessoa não aconteceu nada que ela se lembre que possa estar na origem da situação.
Outras vezes ela pode se lembrar de algo como sendo a causa da sua fobia mas mesmo assim ela não a consegue ultrapassar o que leva a supor que existe algo mais de que a pessoa não se lembra ou de que não basta apenas lembrar o acontecimento.
Aparentemente podem não existir razões para tais comportamentos e atitudes, mas se eles existem é porque existe uma razão para tal, ou seja há uma causa.
Enquanto essa causa não for descoberta e “eliminada” a situação vai permanecer.
Muitas das fobias advêm da infância ou de acontecimentos traumáticos pelos quais a pessoa passou; passando a pessoa a ter sempre um medo inconsciente de voltar a passar pelo mesmo.
No entanto a grande maioria das fobias apesar de virem e actuarem a nível inconsciente têm outras causas que não apenas ou traumas vividos ao longo da vida.
É bem conhecido a situação do stress pós traumático quer no caso dos veteranos de guerra quer no caso de violações ou de outros acontecimentos marcantes. A pessoa que tenha passado por uma situação destas, muitas das vezes não se lembra o acontecimento ou quando se lembra não se consegue livrar dele continuando lá a criar-lhe problemas e sofrimento.
As fobias, os medos ou comportamentos ilógicos e irracionais algumas vezes têm origem em acontecimentos traumáticos quer físicos quer psicológicos. Nem sempre esta é a sua causa mas em algumas situações é.
Normalmente existem outras causas a nível inconsciente que estão por detrás das fobias e elas precisam de ser pesquisadas e trazidas à luz para que a pessoa deixe de sofrer a sua influência.
Estes acontecimentos normalmente estão tão enraizados no inconsciente que não se consegue vislumbrar qual a sua causa.
E enquanto eles não forem eliminados, pouco ou nenhum avanço se consegue fazer.
As causas podem ter acontecido ao longo da vida da pessoa ou podem estar mais para trás como seja aquando se era bebé ou ainda mais para trás como seja o traumatismo do nascimento (ver Recém-Nascidos; Bebés e Crianças ) ou mesmo situações traumáticas ou stressantes sofridas pela mulher aquando da sua gravidez e que se transmitiram ao feto.
Cada vez mais existem evidências de que a vida uterina é determinante na saúde e no bem estar do futuro ser e como tal seria desejável prestar mais atenção e apoio a todas as grávidas para que se evitassem problemas nos nossos filhos ou seja a geração de amanhã.
Existem no entanto outras causas e situações que podem estar por detrás das fobias e que precisam de ser identificadas e eliminadas para que a pessoa se liberte das suas fobias.
Existem muitas explicações, tantas quantas as pessoas que existem e no entanto todas estão certas, o que é preciso são resultados e são esses que se devem procurar.
A psicologia e o apoio psicológico tentam dar respostas mas quanto a resultados esses por vezes deixam muito a desejar apesar de todos os esforços feitos. A comprová-lo estão as inúmeras pessoas que passaram anos ou passam anos em tratamento sem se livrarem definitivamente dos seu problemas apesar dos benefícios que obtêm.

Sem comentários:

Enviar um comentário