AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

segunda-feira, junho 29, 2009

SAUDADE

Proponho definir saudade.
Simples.
Saudade é a falta de quem um dia esteve ao lado
É a dor da ausência
A alegria da doce recordação
A esperança de reencontrar logo
A perseverança de nunca esquecer
A angústia da demora em ver
A emoção de ouvir a voz
De sentir o perfume
De contemplar o olhar
De quase … tocar
Sem que isso seja possível
Nostalgia dos momentos
Que se foram ao vento
Mosaico de sentimentos
Emoldurados em reminiscências
Sôfrego, bucólico, contrito
Saudade é só … um sentimento.

domingo, junho 28, 2009

PARTIDA

ADORO-TE FILHA!!...Onde estarás agora? O que estarás a fazer? Duas horas mais tarde... estarás a dormir? O que estarás a sentir? Longe dos meus olhos, mais dentro do meu coração. A distância que nos separa, como este dia custou a passar, cada dia de distância me faz ver o que é sentir realmente saudades... Como é dificil guardar em mim tanta saudade sem chorar, lembrar-me do teu sorriso, lembrar-me de ti dia a dia, o teu crescimento e desenvolvimento foi tão lindo. Hoje só me resta saudades, desta dor que não acaba. Teus olhos cheios de vida, teu sorriso encantador. Lembrar-me de ti faz-me viver, e saber-te feliz faz-me sorrir. Hoje foste, mas quando te voltar a sentir, quando te tiver aqui novamente vamos continuar sempre juntas, mesmo que a distância um dia nos volte a separar...

terça-feira, junho 23, 2009

ACEITAR O OUTRO COMO ELE É...

O outro ser humano é ele próprio, com qualidades e defeitos inerentes....Que se esforça por melhorar como ser humano ou não, mas que não deixará de ser ele próprio....
......Que erra... como qualquer ser humano..........
......Mas que é um ser humano com uma missão, como qualquer um de nós....
.....Mas, o ser humano tem uma tendência inata para querer modificar o outro ser humano com quem se relaciona...Queremos que ele seja como gostaríamos que fosse...e então temos tendência para o querer modificar! Queremos modificá-lo...queremos torná-lo à nossa imagem e conforto...
.....E aqui surge o conflito!
Ninguém consegue modificar o outro ser humano!..É apenas um puro desperdício de energia!.............
Ou aceitamos o outro ser humano e o amamos tal como ele é....ou então a relação interpessoal está sujeita a ruptura iminente...porque o outro nunca deixará de ser quem é...e só se modificará por ele próprio.....

NUNCA TOME O OUTRO COMO GARANTIDO

.....numa relação a dois.....
O hoje é diferente do ontem... E as pessoas também são diferentes....Mudam....Muita coisa mudou desde ontem...
Este é um dos segredos duma relação interpessoal.....A cada momento novo, voltar a relacionar-se "de novo".....
Voltar a tentar conhecer e compreender o outro(a), voltar a conquistar o outro(a)...
Nunca assumir ninguém como garantido...porque isso não existe...Ninguém é de ninguém...
O assumir do outro(a) como garantido..é verdadeiramente a destruição da própria relação....porque surge....o ciclo da monotonia e da destruição....
O ciclo da monotonia e da repetição leva a que as pessoas já não invistam em querer conquistar o outro(a)....Nessa situação, pensa-se que já se conhece o outro(a)...
Puro engano....ninguém conhece verdadeiramente o outro(a)....
Tenta-se conhecer o outro, mas o outro só ele mesmo é que se conhece.....
A cada dia que passa.....
há que aprender a conhecer "de novo" o outro(a).....
aprender a descobrir o outro.....aprender a crescer com o outro....
aprender a evoluir com o outro....
A cada dia que passa...voltar a conquistar o outro(a).

A DIFICULDADE DE ESTABELECER E FIRMAR RELAÇÕES

"A dificuldade de estabelecer e firmar relações. Há uma técnica para isso, conheço-a. Nunca pude meter-me nela. Ser «simpática». É realmente fácil: prestabilidade, autodomínio. Mas ser sociável exige um esforço enorme — físico. Quem se habituou, já se não cansa. Tudo se passa à superfície do esforço. Ter «personalidade»: não descer um milímetro no trato, mesmo quando por delicadeza se finge. Assumirmos a importância de nós sem o mostrar. Darmo-nos valor sem o exibir. Irresistivelmente, agacho-me. E logo: a pata dos outros em cima. Bem feito. Pois se me pus a jeito. E então reponto. O fim. Ser prestável, colaborar nas tarefas que os outros nos inventam. Colóquios, conferências, organizações de... Ah, ser-se «inútil» («parasita»...). Razões profundas — um complexo duplo que vem da juventude: incompreensão do irmão corpo e da bolsa paterna. O segundo remediou-se. Tenho desprezo pelo dinheiro. Ligo tão pouco ao dinheiro que gasto o que tenho e o que não tenho... Mas «gastar» faz parte da «personalidade». Saúde — mais difícil. Este ar saturado que vem logo ao de cima. A única defesa, obviamente, é o resguardo, o isolamento, a medida. É fácil ser «simpática», difícil é perseverar, assumir o artifício da facilidade. Conservar os amigos. «Não és capaz de dar nada», disseram-me. Oh, sou mesmo capaz de dar tudo. Do que não sou capaz é de me enfiar na técnica da «generosidade» — normalmente, aliás, avara. Dar tudo — mas de uma só vez ou de cada vez, e não fazer da generosidade governada um meio simpático e coercivo de atrair uma corte. Nos intervalos, regresso. Agora, mais do que nunca, se exige a técnica da sociabilidade. Sou irremediavelmente de um tempo passado. Ninguém dos que convivem comigo me acusam de. O que me é difícil é ser sociável por automatismo. Os sociáveis são-no com toda a gente e ninguém. Criaram esse modo de ser por fora. Como o pentearem-se e lavar os dentes. E governam-no como lhes interessa. De qualquer modo o que me aflige é a facilidade do impulso, o primarismo dos máximos (para cima e para baixo), a incapacidade de controlo, de frieza exterior, a fácil emotividade, o «entrar em pânico» (Meu pai), a falta — que diabo, digamos tudo — de coragem. Aguentar as contrariedades. Tenho o dom de as tornar mais calamitosas. Acabou-se: é difícil aprender a viver. Ou ter oportunidade de. Um sempre instável equilíbrio. O viver por metade. Bom. Lamúria, já assentámos que não."

segunda-feira, junho 22, 2009

VITAMINA D, E OS BENEFICIOS DO SOL

A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D actua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.
O nome da vitamina foi criada pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra em latim vita (vida) e no sufixo -amina. Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome manteve-se.
A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes.
Além da importância na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dos ossos, a vitamina D tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianças.
A exposição ao sol desencadeia a produção de vitamina D na pele. Alguns alimentos também representam uma fonte desta vitamina. O óleo de fígado de bacalhau foi utilizado também como suplemento alimentar para evitar o raquitismo, sendo hoje em dia facilmente substituível por medicamentos contendo vitamina D.


Mas atenção:
Os raios de sol são mais fortes entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde, tem que se evitar a exposição ao sol neste período. Poderá ter um efeito contrário ao esperado e prejudicar gravemente a pele.

NÃO SEI QUE FAZER



Não sei mais que fazer
Perante esta situação
Quem minha cabeça fez perder
Foi meu próprio coração

Se hoje penso
O quer que seja,
Essa conclusão foge
E não há mais nada que veja

Tristeza ou alegria
Tudo isso nada dura,
Um minuto, uma hora, quanto muito talvez um dia

A única coisa que sei
É que neste momento nada sei
Uma turbulência de pensamentos
Sem saber o que fazer.

domingo, junho 21, 2009

ORGULHO DE MÃE

A minha filhota mais velha passou para o 3º ano de Direcção e Gestão Hoteleira, e vai no fins de Junho fazer um estágio por 2 meses e meio, para Creta, para um resort que parece ser uma maravilha, ora vejam.... http://www.aldemarhotels.com/EN_Crete-Royal-Mare-Village_Welcome.html. Estou tão orgulhosa e ela nem sequer sabe quanto... parece que é a minha realização pessoal e profissional toda realizada nela, na sua ambição e objectivos tão concretos. Vou ter imensassssssssssssss saudades dela mas estou muito feliz por ela.

terça-feira, junho 16, 2009

ESTIMULO


"Se alguém a seu lado, está prestes a desistir das lutas que lhe compete, ofereça-lhe um incentivo. Recorde da importância que ele tem para a pequena ou grande comunidade em que se movimenta. Lembre-o que, no círculo familiar, na roda de amigos ou no trabalho voluntário, ele é alguém que faz a diferença.
Ninguém é substituível. Cada criatura é única e tem seu próprio valor. Uma tarefa pode ser desempenhada por qualquer pessoa, mas uma pessoaj amais substituirá a outra.
Não permita que ninguém fique à margem do caminho, somente porque não recebeu um incentivo, um estímulo, um motivo para prosseguir, até à vitória final."

segunda-feira, junho 15, 2009

O MILAGRE DOS ALIMENTOS

1. DIFICULDADE DE PERDER PESO.
O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina A.
ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS.
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes,acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES.
O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo.
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos.

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA.
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio.
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL.
O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
ONDE OBTER : coalhada, iogurte, missô, yakult e similares.

6. MEMÓRIA RUIM.
O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol.
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE).
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8.. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno.
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR.
O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

sexta-feira, junho 12, 2009

MANJERICO

O meu manjerico de 2009

"Nesta noite de luar
Neste dia de calor
Vou pedir ao Stº António
Para nos dar muito amor"

FEIRA DE OEIRAS











A feira de Oeiras está um espaço muito bom de se visitar, desde comida, a roupa, a parque para as crianças, a carrocel, a algodão doce, churros, caju torrado, ahhhhh e a bela da bela de uma ginginha de beber, comer o copo e chorar por mais ... e o espectáculo ... até deu para dar 2 pézinhos de dança, 2???? Vários!!!!
Visitem, e lembrem-se que são alturas que não se mantêm por muito tempo.
[ Dia 10 de Junho ]

COMODISMO


"Tantas vezes deixamos de fazer algo por comodismo!
O auxílio que adiamos por preguiça, o conselho
que não damos, a visita que não fazemos por preferir
os entretenimentos. E o bem que deixamos de fazer por estar chovendo,
fazendo frio etc.?
Nos omitimos no bem que também resultaria em nosso favor.
Até mesmo quando necessitamos nos acomodamos
para receber: não fazemos uma instrospecção para pensar no que nos falta, o quanto os outros poderão necessitar de nós, a familia, os amigos, o vizinho do lado, nos esquecemos de pequenas coisas por haver outro programa melhor e mais confortável.
E ainda pedimos aos outros, vai por mim, toma conta dos pais por mim, faz isto ou aquilo...: "Peça por mim, hoje não posso ir".
Às vezes, realmente, não dá para ir, mas quase sempre
é o comodismo que fala mais alto.
Nós, conscientes de que devemos lutar e vencer os vícios,
não devemos alimentar o comodismo nem em nós, nem nos outros.
Jesus disse: "Ajudai-vos e o Céu vos ajudará".
Os que por comodismo nada fazem, será que são dignos de receber?
E, muitos, além do comodismo, envergonham-se de crer em algo, de necessitar de alguém para se equilibrar para estar bem e sentir-se bem. O ser humano contra ele próprio actua, ou não actua...simplesmente deixa-se ficar.
Não queremos julgar, mas ao fazer o bem não devemos alimentar
nenhum vício, muito menos o preconceito e a preguiça.
Devemos orientar essas pessoas e nos prevenir contra o comodismo que tantas vezes nos impede de fazer e, às vezes até de receber o bem! Não pudemos mudar o mundo, mas podemos dar um empurrãozito aqui e ali e isso pode marcar a diferença. Lutai contra vós próprios...lutai contra essa inércia que torna as pessoas tão egoistas e preguiçosas"

(Texto extraído do livro: SEJAMOS FELIZES,ANTÔNIO CARLOS/VERA LÚCIA MARINZECK DE CARVALHO) - (com algumas alterações de minha autoria)

quinta-feira, junho 11, 2009

CUIDADO, QUEM VÊ CARAS NÃO VÊ CORAÇÕES

"Vale a pena estar atento... O último sábado procurava um telefone público e encontrei um apenas emfrente ao estacionamento de Soriana (Pr Espanha). Estacionei a alguns metros mais atrás e desci do carro. Quando estava a falar chegou um homem sem uma perna e com muletas. Perguntou-me se podia ajudá-lo a marcar um número, e deu-me o cartão de crédito para a chamada e um papel onde estava anotado o telefone. Com muito prazer para ajudar, peguei no papel e comecei a marcaro número. Então em poucos segundos comecei a sentir-me mal, sentia que desmaiava. Acontecia algo de anormal, corri para o carro e fechei-me enjoado. Tonto, tentei ligar o carro e afastei-me um pouco, estacionando aí...Depois, não lembro mais nada. Mais tarde despertei enjoado, a cabeça estourava-me... consegui chegar até minha casa, seguindo de imediato para o hospital. Após os exames ao sangue, confirmou-se o que suspeitava. Era a droga que está de moda: a "Burundanga" ou escopolamina. "Tiveste sorte -disse-me o médico. Não foi uma entoxicação, mas apenas a reacção à droga...Não quero imaginar o teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficasses lá mais 30 segundos..."
Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até oito dias "desligada deste mundo. Nunca tinha pensado que aquilo se podia passar comigo! E foi tudo tão rápido... Escrevo não para os assustar, mas para os alertar. Não se deixem surpreender!
Oxalá não aconteça nada consigo!
O Médico do hospital (Dr. Raul Quesada) comentou que eram já vários os casos como este e falou dos mortos encontrados sem órgãos. Encontraram-se restos dessa droga nos dedos dos mortos. Estão a traficar os órgãos!!!!!!!!
Tenham cuidado e enviem a todos os familiares, amigos, vizinhos....Podem salvar uma vida!
A escolopamina ou burundanga, usada também em medicina, provém da Américado Sul e é a droga mais usada pelos criminosos (geralmente em número de 3) que escolhem as suas vítimas. Actua em 2 minutos, faz parar a actividade do cérebro e com ela os criminosos roubam a vontade às vítimas fazendo-lhes o mal que pretendem: roubos, abusos, etc. ELA NÃO SE LEMBRARÁ DE NADA!! Em doses maiores pode fazer a vítima entrar em coma e até levar à morte.
Pode ser apresentada em rebuçados, doces, papel, num livro que se abre...um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás....Cuidado com pessoas que vêm falar connosco, como se nos conhecessem...especialmente nas estações... Não deixe entrar em casa estranhos!!"

FERNANDO PESSOA

"Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar."

Fernando Pessoa, 18-9-1933

quarta-feira, junho 10, 2009

10 DE JUNHO

Luís de Camões morreu neste dia em 1580. É a razão de este ser o Dia de Portugal, chamado oficialmente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este poeta foi uma das pessoas que mais elogiou as aventuras heróicas dos nossos antepassados! Ele próprio era um grande aventureiro! "Camões representava justamente o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial".
Há bastantes anos, o 10 de Junho era chamado o «Dia da Raça»! «Raça» lusitana, ou seja, todos os que são portugueses, tanto os que estão em Portugal como os que vivem por todo o mundo! Nessa época falava-se muito de heroísmo e orgulho na nação. Na justa medida, são elementos importantes para manter uma cultura e um sentimento patriótico. Patriotismo não se deve confundir com nacionalismo. Neste último, os sentimentos positivos de pertença a um país (patriotismo) tornam-se negativos e o acha-se que o próprio país é «superior» a todos os outros... Isso pode ser mau.

quarta-feira, junho 03, 2009

DESILUSÃO

"Desilusão é parte integrante da minha vida
Neste momento conto com a familia e com um grande amigo, o melhor que já tive até hoje, e mesmo com a familia não posso contar com todos. O ser humano por natureza é egoista, egocentrico e principalmente julga que só ele é que tem trabalho, falta de tempo e problemas e com tudo isso esquece-se que os outros também têm os seus problemas, esquece-se do essencial, duma palavra, de um agradecimento, de um apoio, de um sorriso, de algo que nos faça seguir em frente mais fortes e mais felizes. Esquecem-se que as crianças nos rodeiam, que elas irão ser o futuro de amanhã, o nosso espelho, e é nisso em que a vida se baseia...ajudar, criar, dinamizar, amar, aproveitar cada bocadinho e "mexer", criar no nosso "vizinho" essa vontade de "mexer também... nunca desanimar. Eu desanimo por vezes, mas as coisas são feitas de tal forma, que hoje estou desanimada mas amanhã algo acontece, que fico de novo animada para continuar e se tiver que continuar sózinha assim o farei. Chego à conclusão que querer mudar o mundo é impossível, mas poder mudar uma parte dele e ajudar outros a mudarem também é algo que se pode fazer, e que eu enquanto tiver forças, nunca deixarei de o fazer.

segunda-feira, junho 01, 2009

DIA DA CRIANÇA


O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950. Nesse ano, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Só passados nove anos, em 1959, estes direitos das crianças passaram para o papel. A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Esta Declaração contém uma lista de 10 princípios que, muitas vezes não são cumpridos, fazendo com que muitas crianças no mundo não tenham uma vida digna e feliz.
Em Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus.