AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

sexta-feira, janeiro 16, 2009

ERITEMA NODOSO








Em Abril de 2007 foi-me diagnosticado esta doença...vinda do nada assim apareceu, e só consegui tratá-la com um excelente médico e à base de cortisona. Tive uma pessoa maravilhosa sempre a meu lado que me acompanhou e ajudou durante todo o processo. Eu estava em pânico, nunca pensei que tal me pudesse vir a acontecer, fiquei de tal forma com os pés inchados que o médico pensou que um dia iria deixar de passar sangue para o pé, foi uma fase muito complicada para mim. O que quero de certa forma é alertar para terem cuidado com as dores de garganta e a forma como ela é tratada pois isso tem muito influência no aparecimento desta doença. Foi assim que a minha foi diagnosticada, uma simples dores de garganta mal curada, que pode provocar lesões graves no coração, rins e pulmões. Sabiam??? Tomem cuidado!!! Vejam o meu caso, e dêm cada vez mais valor à V/ saúde, porque sem ela nada se faz. A saúde é um dom precioso. Tratem-na bem!!

O eritema nodoso é uma doença inflamatória que provoca inchaços (nódulos) vermelhos muito dolorosos sob a pele, geralmente sobre as canelas, mas, por vezes, também nos braços e noutras zonas.
Muitas vezes o eritema nodoso não é uma doença isolada, mas sim um sintoma de outro processo ou então da alergia a um fármaco. Os jovens adultos são mais propensos a sofrer deste mal, que se pode repetir durante meses ou anos. Nas crianças, o eritema nodoso segue-se quase sempre à dor de garganta, especialmente à causada por estreptococos. Nos adultos, as causas mais frequentes são as infecções estreptocócicas e a sarcoidose. Outras causas incluem a lepra, a coccidioidomicose, a histoplasmose, a tuberculose, a psitacose, o linfogranuloma venéreo e a colite ulcerosa. Esta doença também pode ser uma reacção aos fármacos (em especial às sulfamidas, aos iodetos, aos brometos e aos contraconceptivos orais).
Sintomas e diagnóstico
O eritema nodoso costuma aparecer na zona das canelas e parece uma série de contusões salientes que passam gradualmente de uma cor rosada para um tom castanho-azulado. É frequente a pessoa ter dores nas articulações e febre; por vezes, os gânglios linfáticos do peito aumentam de tamanho.
Os nódulos dolorosos costumam ser o principal sintoma para o médico. A biopsia de um nódulo (colher uma amostra e examiná-la ao microscópio) pode ajudar a estabelecer o diagnóstico. Não existem análises de laboratório específicas que identifiquem a causa subjacente.
Tratamento
Suspendem-se os fármacos que possam provocar eritema nodoso e trata-se qualquer infecção subjacente. Se a doença for provocada por uma infecção estreptocócica, a pessoa pode ter de tomar antibióticos durante um ano ou mais, se for necessário.
O repouso pode ajudar a aliviar a dor que os nódulos provocam. Se se descobre que a causa não é uma infecção ou um fármaco, o médico pode recomendar a aspirina, que pode ser muito eficaz. Os nódulos podem ser tratados de forma individualizada, injectando neles um corticosteróide; porém, se forem muito numerosos, por vezes prescrevem-se comprimidos de corticosteróides.

33 comentários:

  1. Olá! Eu já ouvi falar no termo Erispela ou Eristela no tornozelo, mas esse termo é novo. Espero que já se encontre recuperada desse problema! uma boa semana! beijos..nuno

    ResponderEliminar
  2. Eu descobri que estou com essa doença ontem, dia 06/04/2009 =/

    To com muito medo pois não sei a causa ainda.

    ResponderEliminar
  3. Olá boa tarde,

    Danielle, se ler esta mensagem e se realmente o que tem é um eritema nodoso há que agir rapidamente e com um médico de extrema confiança. Essa doença poderá deixar mazelas que a maioria dos médicos não sabe nem nos informa. Aconselho-a a pelo menos contactar com o médico que me orientou e que não posso passar sem ele. Por favor, faça um favor a si própria... ligue JÁ... e diga que vai da parte de Ana Salvação. As melhoras********************

    DR. DUARTE FERREIRA
    E-mail: np55bj@netcabo.pt
    TELE: 917635033
    Urb. Falcão - lote 501
    Atelier A e B
    Edificio Torrebela
    1675-180 Pontinha
    Tel: 214787450 Fax: 214787459

    ResponderEliminar
  4. Oi, meu nome é Giseli e descobri que estou com Eritem Nodoso a mais ou mesmo uma semana. Assim que apareceram os sintomas procurei o hospital e fiquei 2 dias internada tratando como se fosse uma reação alérgica provocada por uma picada de inseto. Dois dias após a alta os sintomas voltaram e procurei outros médicos e assim descobri meu problema. Estou fazendo uso de antibiotico e observo melhoras, as dores diminuiram e as manchas já estão mais escuras. Confesso que estou preocupada por não ter a real noção da gravidade da patologia, porém confio nos médicos e tenho fé que logo logo ficarei curada.
    Ana, se tiver mais algumas informações agradeço, meu e mail é giselidangelo@yahoo.com.br
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. OLA! ME CHAMO BETANIA E MORO NO RIO DE JANEIRO. HA 8 ANOS ATRAS ME TRATEI DE HANSENIASSE(NAO CONFIRMADO. POIS O EXAME FEITO NAO CONFIRMOU, SÓ NAO DESCARTOU A POSSIBILIDADE DE HANSENIASSE)O QUE ME LEVOU AOS MUITOS CONSUTORIOS MEDICOS FOI JUSTAMENTE O ERITEMA NODOSO COISA QUE NUNCA FOI TRATADO COMO SENDO ISSO.HJ APOS TODO ESSE TEMPO VOLTOU COM OS MESMOS SINTOMAS. FUI A DOIS MEDICOS UM CLINICO E UM DEMARTOLOGISTA. O CLINICO(PELO LAUDO QUE AINDA GUARDO)ME DISSE QUE TENHO A HANSE, JA O DEMARTOLOGISTA ME DISSE QUE NUNCA TIVE A HANSE E SIM ERITEMA.
    ASSIM COMO HA 8 ANOS ATRAS ESTOU SEM SABER O QUE FAZER...SERA QUE TEM ALGUM ESPECIALISTA SERIO NESSA AREA AQUI NO RIO DE JANEIRO?
    O MEU EMAIL E M-BETANIA.MDS@HOTMAIL.COM QUEM SOUBER FAVOR ME PASSE O ENDEREÇO.

    ResponderEliminar
  6. Sou mãe de uma adolecente que tem o eritema nodoso e febre reumática, apesar que os eritemas só apareceram 2 dois anos depois, hoje ela começõu o tratamento no Hc de Bh mas esta bem inicial somente com as consultas.Estou com o resultado da biopsia e gostaria de obter mais informações se puder me contactar. silvana.soua39@hotmail.com . obrigado

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Em 2007 também tive eritema nodoso, primeiro começou-me a doer os calcanhares não conseguia pousar o pé no chão e depois apareceu-me os inchaços e então fui ao médico de família e mandou-me fazer uma radiografia. Mas como eu tenho um primo que é médico telefonei-lhe logo e fui ter com ele e mal olhou para as minhas pernas disse logo o que tinha e que podia ser derivado de muita coisa de algum medicamento ou mesmo de uma tuberculose e mandou-me logo fazer raiox. No sábado seguinte como o meu primo estava de urgência no hospital e para ser + rápido fui lá e fiz os exames todos, análises rx e tac e então foi-me diagnosticado sarcoidose que é nódulos nos pulmões e sendo uma doença crónica tenho que andar a ser vigiada. Como na altura estava a dar de mamar apenas tomei brufen e passou-me e até à data nunca mais me apareceu, não precisei de tomar cortisona, o que os medicos ficaram admrados.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia...Descobri que também estou com eritema nodoso,estou extremamente preocupada ,pois no meu caso não sei a causa, o médico clínico em que consultei me encaminhou para um reumatologista... Alguem poderia me tranqüilizar? Obrigada, Bom feriado à todos.

    ResponderEliminar
  9. OLÁ, MEU NOME É LUCIANA, DESCOBRI HÁ 3 ANOS QUE TENHO RETOCILITE ULCERATIVA E TENHO VARIOS ERITEMA EM MINHAS PERNAS, E KERIA TE DIZER QUE PRA DEUS NADA É IMPOSSIVEL, E FOI SO NELE QUE ENCONTREI CALMA E PACIENCIA PRA LIDA COM TD ISSO. ESPERO QUE VC CONSIGA SUPERAR TD, FIQUE COM DEUS. UM ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  10. OI Ana meu nome é Rafaela em 2005 tive alguns nódulos na Canela fiz um tratamento a base de pomada, em 2006 comecei a tomar contraceptivo, e quando foi ano passado setembro de 2009 parei de tomar, semanas depois apareceram esses nódulos, sabe hoje procurei uma emergência pois a três dias um desses nódulos começou a doer, a médica que me atendeu falou para procurar um reumatologista, estou muito preocupada, sei que Deus esta comigo, mais estou mtmt mesmo preocupada...gostaria de ouvir algumas palavras suas...
    Obrigada!
    Rafaela

    ResponderEliminar
  11. eu sou lucimar, e apareceu uns nodulos vermelhos muito doloridos, não conseguia colocar o pé no chão, fui a um infectologista e ela me tratou com prednisona, melhorou, um mes depois comecei a ter cansaço fisico,frio no fim de tarde,e os nodulos voltaram na outra perna. e não sei o que fazer.meu email é: luci.hgata23@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. No ano de 98, exatamente no dia da eleição mês de outubro, comecei a ter os primeiros sintomas, começou com tornozelos inchados, em seguida apareceram os nódulos e chegou a febre. Fui ao médico que me internou, passei uma semana que foi um martírio, tomava tanta injeção e soro direto que as minhas mãos já não fechavam mais de tão inchadas. Foi a pior experiência que já tive em um hospital. O médico estava tratando como se fosse erisipela. Quando ele deu-me alta, estava quase do mesmo jeito, resolvi procurar outro, e graças a Deus ele apenas olhou e diagnosticou o eritema, pois não fazia muito tempo ele já havia tratado outra paciente com o mesmo problema. Sei que em poucos dias estava recuperada. Restou-me apenas a coloração escura nas pernas que nunca voltou ao normal e o meu mêdo, quando fico sentada muito tempo e as pernas incham eu já fico apreensiva.

    ResponderEliminar
  13. sou lucinha, eu tenho trombose venosa profunda na perna direita, e devido este problema sempre aparece outras doenças, de vez em quando aparece erisipele tb, e para completar ha uns 3 anos atras aparececu hipodermite que é o mesmo que eritema nodoso, eu trato com um dermatologista muito famoso aqui em bh. tomo apenas predsim de 20mg, durante 30 dias, depois vai diminuindo até chegar a 1/2 comp. mais 20 dias, depois 1/4 ai melhora drasticamente, mas sempre volta dentro de uns 8 meses, são nodulos doloridos e inchados, aparecem na canela, sempre os mesmos sintomas, tem que ter muito cuidado com infecçoes, não pisar descalço em solos imundos. Meu email é; lucinhabhz@hotmail.com o nome do meu médico é; Dr. Antonio Alves Gorgosinho. telef. 3292-6307 B.horizonte. mg.

    ResponderEliminar
  14. meu nome patricia hoje recebe o resultado dos exames estou muito confusa , li varios artigos relacionados a eritrema nodoso ,tenho fortes dores no calcanhar oque faço;me ajudem

    ResponderEliminar
  15. meu nome e Eliane Felizardo e tenho eritema nodoso diagnosticado apos muitas investigaçoês a quase dez anos.Tive que fazer laqueadura para poder fazer uso da talidomida que mantem o controle da doença mas ate hoje não descobrir a causa. No momento estou muito deprimida que por causa das manchas nao posso usar roupas com as pernas de fora, nao vou a praia, mas graças a Deus não sinto dores e inchaços e tenho fé em Deus que vou me curar. Se quiser se lamentar ou conversar sobre expectativas de melhoras entre em contato comigo meu email e elianefeliz12@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  16. Oi,espero que esteja bem...meu nome é Renata ,há 5 meses atras fiquei internada p. descobrirem a causa do meu eritema nodoso,ele surgiu primeiro na minha canela depois se manifestou pela perna e nadegas no quinto dia de internação meus braços tambem estavam manifestados,tomei alguns medicamentos no hospital e corticóides em casa inchei muito devido a medicação, engordei 35 kl ,hoje quando levantei senti dores nas costa quando olhei tinha surgido um eritema ,estou com muito medo...sofrendo demais ,pois ñ quero tomar corticóides ,me disseram que pode ser emocional ja que passei por algumas turbulençias...será???me respoda se puder ficarei muito feliz...meu email é...wagner.thelanata@hotmail.com...

    ResponderEliminar
  17. foi me diagnosticado eritema nodoso está a fazer dois anos vai e vem já passei por dermatologia medicina interna reumatogia todos me dão cortizona mas quando começo a fazer o desmame voltam novamente não sei mais o que fazer alguém me pode ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com eritema nodoso,a médica me passou beta trinta intra muscular e sumiu, porém depois de 1 semana voltou novamente. Como você está hoje? Meu email é julia123araujo61@gmail.com me mande um email me contando por favor.

      Eliminar
  18. foi me diagnosticado eritema nodoso está a fazer dois anos já passei por dermatologia medicina interna e reumatologia todos me médicam com cortizona mas sempre que faço o desmame eles voltam não sei mais o que fazer alguém me pode ajudar

    ResponderEliminar
  19. Olá,
    Tenho Eritema Nodoso há 12 anos.
    Já fui em vários médicos e faço exames regularmente, mas ninguém nunca descobriu o que causa isso em mim.
    Alguém tem indicação de um médico em São Paulo que seja especialista?
    Obrigada!
    Jaqueline

    ResponderEliminar
  20. Eu tambem tive eritema nodoso estou muito preocupada, ja viz 20 esames de sangue agora foi ao dermatologista e me pediu um rx torax e de sifallis foi horrivel pois tinha que ficar esplicando o que era. estou muito preocupada ainda não vi os resultados dos exames. Porque sera que tenho eritema nodoso? pergunto Todos os dias. fiquei 11 anos sem ter agora apareceu e já foi EMBORA, mas o medico queR saber a causa...

    ResponderEliminar
  21. Olá, meu marido foi diagnosticado com eritema nodoso já faz dois anos e meio, e em todo este tempo esta fazendo uso de corticoide, nesse momento ele esta fazendo o desmame, já esta cheio de nódulos e com muitas dores, neste momento estamos sendo acompanhados por uma dermatologista, mas ele já passou pelo reumatologista e vascular, ela vai pedir a biopsia pois até o momento nenhum dos médicos tinham pedido, sofro ao ver ele com tantas dores e com o stress aparece nele várias aftas, mas tenho fé que vamos descobrir de onde vem este problema, jeice-mara@hotmail.com

    ResponderEliminar
  22. Olá meu nome é Carolina há uns 5 anos apareceu uma pequena mancha em minha perna com isso foi crescendo,crescendo e fui tratada por um medico so SUS RJ como risipela tomei bezentacil e nada melhorou.Hoje estou em tratamento com uma Otima dermatologista e ela descobriu que minha causa do Eritema Nodoso é o estreptococcus e estrou em tratamento com predisim 30mg 2 cop por dia mais nao some,li sobre alguns casoso de pessoas que tomam iodo mais nao sei se funciona.
    Estou mto desesperada por cada vez mais meus tornozelos incham e minhas pernas ficam mto vermelhas,apareceam alguns focos na coxa e braços.Fiz duas biopsia que foi o meu laudo principal (a última)espero poder contar para vocês daqui a um tempo a minha cura,pois estou mto triste e desanimada com isso td mais a Medica com quem me trato esta me dando o maior apoio e atenção!
    Tenho reparado que dentro desses 5 anos em meses de calor os nodulos somem e voltam nos meses de frio! Mais não sei se há alguma diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá ! Comigo é igual, pois no verão desaparece os nodulos e no inverno reaparecem!!?

      Eliminar
  23. Olá, meu nome é Isis. Tambem tenho eritema nodoso há quase 4 anos, mas o meu não se indentificou a causa, creio que seja emocional, como muitas doenças são, o problema todo está nas manchas horríveis que tenho nas pernas, e n tem como tratar, se n deixasse essas marcas, seria bem mais fácil de conviver com isso. Minhas crises diminuiram muito quando comecei a fazer a auto-hemoterapia, aplicar meu proprio sangue em meu musculo, depois de tentar vaios tratamentos sem muito sucesso, resolvi tentar isso, meio sem acreditar, mas melhorei bastante , nunca mais tive crise, mas as manchas n saem, melhoram um pouco, mas são horríveis! Se desse pra postar fotos aqui, eu postava. Meu e-mail é isis.tec@hotmail.com para quem quizer falar sobre isso ou me indicar algum tratamento com sucesso. Obrigada e boa sorte a todos nós!

    ResponderEliminar
  24. Descobri o eritema nodoso há 14 anos atrás, no ano 2000. As crises eram fracas e pouco frequentes, até que desde 2010 tenho tido crises muito fortes todos os anos. Nesta última estou há três meses de repouso, com muitos nódulos e dores na articulações. No meu caso, o eritema não está associado a nenhuma outra doença, fiz milhões de exames e não apareceu nada. É muito difícil e preciso de muita paciência para lidar com isso, porque nunca sei quando vai aparecer e quando vai melhorar a crise.

    ResponderEliminar
  25. também tenho eritema nodoso persistente, sem causa aparente
    tratei com diversos medicamentos, mas enfim
    quando não está inflamado, as manchas são escuras, e demoram pra melhorar
    muitas vezes a maquiagem ajuda, existem umas especiais para perna, e escondem bem,
    acabei fazendo tatuagem nas manchas mais persistentes
    espero que todos tenham paciência, também estou nessa luta, a mais de 10 anos
    abraços a todas

    ResponderEliminar
  26. Oi. Estou com um caroço na minha canela . Ele começou deve ter uns 3 meses e só esta crescendo. Ele ñ doia,mas de uma semana pra ca ele começou a doer e fica mt vermelho. Isso pode ser Eritema Nedoso?

    ResponderEliminar
  27. Gente,tenho Eritema Nodoso a 18 anos.Fui a 5 dermatologistas e nada.O discurso era sempre o mesmo,que as causas poderiam ser diversas e tal tal.Lembro que a ultima medica foi a que se mostrou mais interessada em me ajudar,fez teste para lepra,lupus,e propôs uma biópsia.So que ela por conta da deficiência dela nos braços,infelizmente,não podia fazer e me encaminhou para outro medico, em outra cidade.La fui eu tentar.Estive la por duas vezes,mas como estava muito inflamado,devido a febre reumática que ele diagnosticou.Nao teve como fazer,como coletar material para a biopsia.Como eu era adolescente na época e não trabalhava,dependia dos meus pais financeiramente.Eles não se interessaram muito e eu tive que desistir de continuar a 'buscar' pelas causas desta doença.Em suma,com o passar dos anos a inflamação diminuiu,as dores também. Alguns nódulos desapareceram e outros se mantiveram ' ocultos'.Ou seja,continuam ali mas,não inflamam.Porem,de uns tempos pra cá o 'pesadelo' voltou.Alguns nódulos voltaram a inflamar no tornozelo e nas 'canelas'.Mas tenho fé que um dia vou ficar curada.Entao,minha mensagem pra vocês que sofrem com o mesmo problema e que nao desistam.Nao se deixem abater pelas dores e principalmente pelo constrangimento que a doença traz.Eu mesma,na minha adolescencia por vergonha,nao usava shorts e nao mostrava as pernas de jeito nenhum.Tive depressao e me curei.Hoje,convivo com a doença,que ja faz parte da minha vida.Porem,um dia ficarei curada.Desejo a todos vocês,felicidades.E fé em Deus,nao desistam. Abraço. Hilaliane.


    ResponderEliminar
  28. Olá, meu nome é Ideone
    Finalizei o tratamento de hanseníase a dois anos, a 60 dias descobri que estou com eritema nodoso, até então achava que tinha cura, mas pelos comentarios acho difícil ter cura, estou em tratamento, a dificuldade maior é pra trabalhar, sou montador de móveis, será consigo encostar pelo inss? Trabalho de carteira registrada.
    Meu email é ideone.ideone.@gmail.com

    ResponderEliminar
  29. Eu também fui acometida por esta enfermidade a 1°crise em 1993 e como vcs passei por vários especialistas e muitos exames e internações e suspeitaram de tudo e nada achado....varias biópsias e nada.....Teve um médico que me deu uma esperança para descubrir a causa de alguma alérgica que só com uma autópsia após o óbito poderia a causa!!!De lá pra cá de 4 em 4 anos ela volta e recomeça tudo de novo e cada crise vem mas severa e dolorosa.....de novo corticóides e outros. Mas uma coisa quero registrar NUNCA DESISTE DE LUTAR pois Deus é o médico dos médicos e para Ele não tem nada IMPOSSÍVEL. Estamos a 2 meses em crise novamente e a mas dificil pous fiz redução do estômago e as medicações não reagem mas da mesma forma.Mas não desisto e confio na intervenção de Deus !! portanto tenha confiança em DEUS....no seu medico....nas ORAÇÕES dos amigos e tome a medição direito e não perca a Esperanca da tua vitoria!Eu creio na minha em nome de Jesus.O choro dura uma noite....a alegria vem ao amanhecer-Salmos 30.5 parte B.Fiquem na paz de Deus.Abraço e FIQUE FIRME.Tia Cris DF

    ResponderEliminar
  30. Ola fui diagnosticada com eritema nodoso a 5 meses, passei no dermatologista passou remédios sumiram os nódulos mais agora voltou tdo de novo.. me conte como está hoje .. o que vcs fazem para aliviar as dores? I as manchas o que fizeram para sumir ou nunca somem ? josiane997@hotmail.com

    ResponderEliminar
  31. Eu tive eritema nodoso causado por anticoncepcional!!

    ResponderEliminar