AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

domingo, abril 11, 2010

DANÇAS LATINAS / RUMBA

O QUE É A RUMBA
A rumba desenvolveu-se no século XIX em Cuba, nas províncias de Havana e Matanzas, a partir de práticas trazidas pelos escravos africanos. Era a dança da fertilidade, em que os passos dos bailarinos imitavam a corte dos pássaros e outros animais antes do acasalamento. Durante a dança, havia sempre um elemento de insinuação e fuga. Os movimentos energéticos e sensuais eram considerados demasiado vulgares e perigosos, pelo que a dança chegou a ser proibida.
Yambu é o estilo mais antigo de rumba, algumas vezes também conhecido como rumba dos velhos. É uma música de batida lenta e incorpora movimentos que simulam fragilidade, fingindo uma falta de força. Pode ser dançada individualmente ou a par, mas geralmente sem contacto físico.
A rumba guaguanco é mais rápida, tem ritmos mais complexos e envolve movimentos sensuais, de explícita conquista, entre o homem e a mulher. A mulher ao mesmo tempo seduz e protege-se do homem, que tenta apanhá-la desprotegida com um «vacunao» – quando aponta para ela com um lenço ou lançando seu braço, perna ou pélvis em direcção da mulher, num acto de simbólico do contacto sexual. Para defender-se, a mulher pode cobrir-se com as mãos ou usar sua saia para proteger sua pélvis e expulsar a energia sexual para fora de seu corpo.
A columbia é o estilo de rumba mais rápido, enérgico e tradicionalmente masculino. O dançarino, num solo, provoca os tocadores de tambores para tocar ritmos mais complexos que ele pode seguir com seus movimentos criativos e algumas vezes acrobáticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário