AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

quinta-feira, julho 05, 2012

COMECEI COM A NATAÇÃO

Por aconselhamento médico comecei ontem, dia 04/07/2012, a praticar natação livre, 45 m / dia, duas vezes por semana. Quando acabei de nadar senti-me tão bem, como se de cima de mim tivessem tirados vários kilos que me puxavam para baixo e me deixavam irritadiça e cansada. Pensei que não tivesse tempo, nem vontade para o fazer, mas com teimosia e a pensar na saúde, toda a força se arranja para fazer o que queremos. Crie os seus objectivos e lute por eles.

FRAGILIDADE MUSCULAR
Tudo o que fazemos no quotidiano requer uma certa percentagem de força. Até o simples facto de estarmos sentados a uma secretária exige um esforço muscular, particularmente ao nível dos músculos do pescoço e das costas. Ora, um aumento da força muscular é uma vantagem essencial para a melhor execução das actividades do dia-a-dia, mesmo nas situações que consideramos menos exigentes no aspecto físico.
Os problemas posturais, cada vez mais frequentes na nossa sociedade, podem ser corrigidos ou minorados através do fortalecimento muscular proporcionado pelo treino da força.
A fragilidade muscular pode contribuir para um aumento das doenças degenerativas e para o aumento do risco de lesão.
Uma musculatura extensora do tronco fraca pode contribuir e provocar dores lombares. É um facto que indivíduos submetidos a um treino de fortalecimento e alongamento da musculatura extensora do tronco acusam uma diminuição dos sintomas álgicos (dolorosos).
Mesmo em atletas, o treino da força provoca uma melhoria da absorção dos choques (seja na corrida ou noutro tipo de actividade) e um aumento da estabilidade e integridade articulares reduz o risco de desequilíbrios musculares e de lesões por “over use”.

NATAÇÃO
A natação é um desporto que trabalha todos os grupamentos musculares, ajuda a reduzir a gordura corporal, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda a recuperar lesões. Ao nadar todos os estilos deste desporto (crawl, costas, bruços) a pessoa estará a trabalhar todos os grupamentos musculares. O risco de lesões para quem pratica natação é pequeno porque a água amortece os impactos. E o fato de a água amortecer os impactos torna esse desporto excelente para a recuperação de lesões.
A natação é um desporto relaxante que ajuda, também, na redução da gordura corporal quando praticada na intensidade correta. A natação permite ir-se além, pois é um desporto que amortece o impacto dos exercícios. Assim, acaba-se por tirar mais proveito de sua capacidade do que em outros desporto e ajuda na redução da gordura corporal.
Benefícios de praticar a natação:
  • Não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões.
  • Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore.
  • Gasto calórico de até 600 Kcal/hora.

Sem comentários:

Enviar um comentário