AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

quarta-feira, outubro 09, 2013

O FIM DE UMA RELAÇÃO

O seu namorado costumava mandar-lhe mensagens e telefonar-lhe todos os dias. Vocês eram aquele casal que não conseguia tirar as mãos de cima um do outro. Ela era o tipo de namorada que planeava saídas divertidas. Aqui, o mais importante é o tempo do verbo, no pretérito imperfeito, significando que já não é. Agora, ele responde-lhe quatro dias mais tarde, raramente dão a mão em público e ela prefere sair com as amigas.
O que é que se está a passar, exatamente? Detesto ter de lhe dizer isto, mas todos os sinais apontam no mesmo sentido: está prestes a ser deixado.
 
“O fim de uma relação nunca aparece do nada”, afirma David Wygant, um conselheiro matrimonial de Los Angeles. “Há muitos sinais que as pessoas simplesmente não querem ver.” Falámos com especialistas em relações (dating experts) para perceber quais são os sinais de que uma relação está tremida.
Segundo o nosso painel de especialistas, qualquer um destes seis sinais vale uma conversa com o seu companheiro. Caso contrário, os problemas só vão piorar. Ninguém gosta de enfrentar o fim de uma relação, mas, por mais desconfortável que possa ser, os especialistas receitam uma conversa sincera entre os dois.
“É preciso ir até ao cerne da questão e discutir os pormenores, se queremos que a relação melhore", afirmou Lisa Steadman, autora de It's a Breakup, not a Breakdown (em português, “É o Fim de Uma Relação, não Um Esgotamento”, em tradução livre).
 
1. Olá?
 
Esteja atento a alterações na comunicação. Repare se a pessoa demora mais tempo a responder a um sms do que o habitual ou se fica três dias sem telefonar quando antes o fazia cinco vezes por dia. Revela que a outra pessoa já não é uma prioridade e aponta para um problema mais profundo.
“Eles têm sempre uma desculpa: ‘Estive a trabalhar o dia todo e, por isso, quando cheguei a casa estava esfalfado’”, explicou Wygant.
O evitar discutir assuntos importantes e questões do dia-a-dia quando estão juntos é o primeiro sinal de que a dinâmica da relação mudou.
“No início havia muita química ou divertiam-se juntos, mas agora começa a dissipar-se”, explicou Steadman. “As coisas que apreciavam e de que desfrutavam na relação desaparecem.”

2. Percorrer a distância

É um mau sinal quando o casal começa a viver vidas separadas. Quer se trate de passar mais tempo com os amigos quer de tomar decisões importantes sem consultar o parceiro, isso afasta a outra pessoa.
“Normalmente, esse afastamento sente-se e as pessoas já não têm a cumplicidade que tinham antes”, explicou Steadman.

3. Muitas desculpas, pouco sexo

Não se lembra da última vez que viu fogo-de-artifício no seu quarto? Oh, oh.
Um bom indicador de que se passa algo é quando o sexo piora, afirmou Wygant. Pode querer dizer que não estão a entender-se sexualmente quando ele quer despachar o sexo o mais rápido possível ou se prefere ir dormir ou ver um filme a ter alguma “ação”.
Por outro lado, um casal pode estar a passar por um mau momento e entender-se apenas no campo sexual, explicou Steadman. Ainda assim, o mais comum é que não exista atividade sexual e as desculpas se multipliquem para evitar que algo se propicie nesse campo.
“Talvez tenham tido uma vida sexual bastante consistente e, de repente, passou a ser apenas uma vez por mês. De cada vez que toma a iniciativa, fecham-lhe automaticamente a porta na cara”, clarificou Steadman.

4. Linguagem corporal

Preste atenção à linguagem corporal, porque é algo que muda quando se aproxima uma separação. Por exemplo, se o seu namorado está sentado no sofá a dois metros de si e, se você comenta a situação, começa uma discussão. Não é bom sinal quando o seu companheiro se afasta quando lhe tenta dar um beijo, se fica sem reação quando lhe dá a mão ou fica tenso quando lhe toca.
Se lhe revira os olhos e age como se lhe estivesse a fazer um favor por se deixar beijar, é um grande sinal vermelho. Como afirma Steadman, “já não é afetuoso, não apoia nem lhe retribui os gestos de carinho como antes. Pelo contrário, torna-se uma obrigação”.

5. Conversa bombástica

Se a conversa sobre o que está mal na vossa relação está constantemente a ser retomada sem que mude seja o que for, uma separação está prestes a acontecer, argumenta Wygant. A frase “precisamos de falar” nem sempre significa o fim de uma relação, defende Steadman, mas prepare-se para ter uma conversa séria. Normalmente, significa que vão largar-lhe uma bomba em cima.

6. Pôr-se em forma

Quando alguém para de se preocupar com a sua aparência, é como se estivesse a fazer o check-out de uma relação. Se, por outro lado, ele repentinamente começar uma dieta-relâmpago, é possível que queira atrair outra pessoa e que se esteja a preparar para uma saída em grande.
Se um parceiro estiver a pôr-se em forma e o sexo não estiver  a tornar-se mais frequente, uma separação pode vir a caminho.

terça-feira, outubro 08, 2013

DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES

1- Os homens só fazem uma coisa de cada vez e as mulheres fazem várias coisas ao mesmo tempoSe a mulher falar com o homem enquanto este está a fazer a barba, a probabilidade de este se cortar aumenta.

2- As mulheres dizem coisas que têm significados totalmente diferentes do que realmente parecem
Se a mulher disser "Não se passa nada" e "Tu é que sabes" isso significa "É claro que se passa alguma coisa" e "Não vou dar a minha opinião porque já devias saber e quando o fizeres vais-te arrepender e vais-me dar razão (como sempre)".

3- Interpretação da linguagem não-verbal
Segundo os psicólogos, as mulheres são melhores que os homens a interpretar a linguagem não-verbal (movimentos das mãos, do corpo, as expressões do rosto...). Isso explica muitas coisas.

4- Tratamento entre amigos
Se a Adriana, a Débora e a Luciana vão almoçar juntas, elas tratar-se-ão por Dri, Dé e Lu. Se o Leandro, o Carlos e o João vão sair, eles tratar-se-ão por Gordo, Cabeçudo e Brother.

5 - Homens e mulheres conseguem ter opiniões muito diferentes sobre o mesmo tema
Para uma mulher, os personagens dos filmes só deveriam morrer se fosse por amor. Para os homens, um bom filme é aquele em que muita gente morre  e se possível com balas de metralhadora ou em grandes explosões.

6 - A quantidade de objetos na casa de banho é proporcional às necessidades de cada um
Um homem tem cerca de cinco objetos: escova de dentes, espuma de barbear, gilete, sabonete e uma toalha. A quantidade média de objetos da mulher pode chegar às centenas e é muito inconveniente se o homem pergunta "Para que precisas disto?".

7 - A última palavra é sempre da mulher
Qualquer coisa que um homem disser depois de terminar uma discussão já é o início de uma outra.
8- Preocupações em tempos diferentes
Uma mulher preocupa-se com o futuro até conseguir um marido. Um homem nunca se preocupa com o futuro até conseguir uma mulher.

9- Há coisas que só as mulheres entendem
Por exemplo: A diferença entre as cores branco, creme, bege e branco-pérola;  a necessidade de ter cinco pares de sapatos pretos; almoçar uma salada, bebida zero e um gelado de chocolate como sobremesa.
10- "Demoro 5 minutos"A maioria das mulheres demora, em média, 40 minutos para se arranjar antes de sair de casa. Esta frase significa que, provavelmente, ainda nem escolheu que roupa vai usar.

O QUE AS MULHERES NÃO GOSTAM NOS HOMENS


As mulheres estão cada vez mais exigentes, e quanto mais bonita e interessante maior é sua capacidade de julgar as qualidades de um homem. A maioria pensa que a mulher gosta de um homem rico, bonito e sedutor, preferindo acreditar que o seu insucesso na sedução é porque não nasceu com essas qualidades. A verdade é que existem fatores com muito mais relevância para elas decidirem se um homem é bom ou ruim, aprenda o que as mulheres não gostam nos homens e veja o que você deve melhorar para aumentar suas chances na sedução.
 
O que as mulheres não gostam nos homens
Imaturidade: Isso explica porque a maioria das mulheres sente atração por homens mais velhos, para elas idade é sinônimo de maturidade. Atitudes negativas como ciúmes, indecisão, ansiedade e falta de iniciativa são fatores que podem fazer com que as mulheres julguem você como imaturo.
Irresponsabilidade: As mulheres gostam dos homens aventureiros e imprevisíveis e isso não tem nada a ver com ser inconsequente, aventura é fazer algo inusitado e não colocar a mulher em qualquer situação de risco.
Mentiras: Uma mulher precisa confiar em um homem para ir para cama com ele mesmo que seja apenas pra uma noite, o passaporte para conquistar qualquer mulher é ganhar a confiança dela.
Arrogância: Mulheres não gostam dos homens que ostentam a sua boa situação profissional ou financeira, dizer a uma mulher que tem um bom salário ou um belo carro pode causar um efeito contrário e faze-la sentir-se desrespeitada achando que você pensa que ela é uma interesseira.
Violência: Os tempos mudaram e os grandes machões estão em baixa, com tanta violência nos dias atuais as mulheres sentem-se inseguras com homens valentões e que perdem a cabeça facilmente.
Grosseria: Você não precisa ser um verdadeiro cavalheiro, mas  pequenas atitudes como andar na mesma velocidade que a mulher, tratar bem o empregado de mesa e as amigas dela e sempre prestar atenção ao que ela diz pode fazer a diferença na conquista.
Falta de dinheiro: Não é preciso ser rico, mas para seduzir qualquer mulher é preciso dinheiro, não tem que ser muito, mas deve ser o suficiente para levá-la a lugares divertidos e não a roulotte de cachorro-quente. 
Intolerância: Mulheres atrasam e cancelam encontros, ficam mal humoradas e tem TPM, isso é da natureza delas e todas são assim, você não precisa suportar o exagero e ficar horas esperando ela se preparar, ou então ter um encontro cancelado poucos minutos antes do horário em que marcaram, mas saiba ser tolerante e quando ela cancelar um encontro procure saber o motivo antes de se zangar, multiplique sua paciência por cem quando perceber que ela está na TPM e não perca a cabeça com o atraso dela para se arranjar, afinal ela quer ficar bonita para você, também jamais se esqueça de elogiar a mulher.
Preguiça: Uma das coisas que as mulheres gostam nos homens é que ele sempre tenha alguma coisa para fazer além de trabalhar e estudar, por isso é importante praticar desporto, fazer trabalhos comunitários, demonstrar ter uma vida agitada e prospera.
Estes são os principais defeitos que as mulheres não gostam nos homens e dificultam a sedução, as mulheres não são todas iguais, mas a intolerância delas em relação ao que foi citado acima é a mesma. Você não vai conseguir mudar da noite para o dia, por isso é importante tentar melhorar dia após dia e sempre ficar atento aos seus progressos.

O QUE OS HOMENS PENSAM DAS MULHERES

Que mulher nunca quis ter uma bola de cristal para saber o que seu namorado, marido, pretendente, noivo ou companheiro pensa sobre as relações amorosas?
O que se passa na cabeça dos homens?
Algumas coisas que os homens pensam das relações amorosas:

-Pulando a cerca:
A maioria dos homens traem por estarem insatisfeitos com a relação. A falta de atenção da mulher, brigas e sexo insuficiente podem levar a isso. Quando o relacionamento está em harmonia a chances de traição são menores, pois o comprometimento é maior.

-Sem Compromisso:
Assim como as mulheres, os homens se perguntam porque poucas pessoas querem um relacionamento sério. Isso porque todo mundo passa por esta fase na vida. A questão é encontrar alguém que esteja em um momento da vida similar ao seu ou seja a procura de uma relação séria.

-Sem DR:
Discutir a relação, acredite é algo estressante e chato para eles. Isso porque eles não gostam nem um pouco de coisas complexas e de focar em problemas e discussões passadas. Quando tiver que conversar, que seja quando o casal estiver em sintonia e não no momento da crise.

-Olho Bobo:
Eles realmente acreditam que não tem nada demais olhar para outras mulheres e na maioria das vezes é verdade. Sentir este tipo de atração é natural para os dois sexos. Atração não é escolha. Não é porque um homem fica olhando outra mulher que ele vai de fato te trair.

-Que Exibido!
O homem é competitivo. Na frente dos amigos, muitos deles sentem a necessidade de demonstrar o poder social que tem ao estar com uma mulher. Os homens mais maduros com certeza superam este complexo e param de se mostrar.

-O Cafajeste:
Este tipo tem um comportamento agradável apenas no começo da relação ou até conseguir levar a mulher para a cama. Depois, ele esfria ou por medo de algo mais sério ou por querer continuar com a vida de solteiro. Para se saber as intenções reais de um homem vão além de uma noite, veja se ele parece ser amigo e companheiro.

-Ele não ligou...
Quando ele diz que vai ligar e não liga, acredite se quiser é porque quer conquistar a mulher. Na cabeça deles, ficar telefonando pode dar a impressão de que estão necessitados. Essa espera pelo telefonema cria uma expectativa e é isso que mantém o homem na mente dela. Faz parte do jogo da sedução masculina.

-Vai ou racha?
Nem sempre é fácil saber se o homem está realmente interessado. Se ele fizer um clima de namoro ao telefone ou quando ficarem sozinhos, se quiser saber sobre sua vida e contar coisas pessoais dele é porque ele quer algo com a mulher. Se isso ocorrer é sinal verde para que você invista, pois é muito comum que a demonstração de afeto e amor seja por meio de atitudes em vez de simples palavras.

-Espanta Homem:
Algumas atitudes pode fazer seu amado fugir de você como o diabo da cruz. Geralmente, eles não gostam de mulheres duronas, que querem fazer o papel de homem, que reprimem seus sentimentos e não abrem o coração. Mulheres que vivem tentando criar ciúmes ou encaram toda amiga de um homem como um alvo a ser excluído da vida dele também são bastante desagradáveis.

-As Preferidas:
O perfil de mulher ideal varia de acordo com cada tipo de homem. Mas, em geral, eles preferem as meigas, que não sejam totalmente dependentes de atenção deles e que saibam ser companheiras. É essencial que seja sincera.

-É típico:
Não leve a mal das cantadas prontas ou elogios superficiais são os erros mais comuns que um homem comete na hora da conquista. Ele não percebe que as mulheres estão acostumadas a serem elogiadas pela beleza. O ideal seria que o homem falasse da personalidade dela e que a abordasse com bom humor, fazendo com que ela tenha um bom momento e divirta-se.

quinta-feira, setembro 26, 2013

CAMPANHA ESCOLAR

PARA TODOS OS FILHOS

 
 

INSOLVÊNCIA DA GABESOL

Nunca pensei que ao fim de 10 anos de trabalho, dedicação, algo assim me acontecesse...ficar sem emprego. Como evidente, sempre me apercebi que não havia qualquer organização, método de trabalho por parte dos responsáveis, mas no fundo nunca quis ver o inevitável. Dediquei-me àquela empresa como minha e foram os melhores 10 anos que tive a nível profissional. Esforcei-me deveras para orientá-los, para fazer-lhes ver como deveriam funcionar em diversas áreas mas por vezes aqueles que são os patrões não querem ouvir com atenção os seus subalternos. Senti por parte de todos ao longo desses anos muito carinho, respeito, orgulho... sempre zelei fortemente e convictamente pelo meu brio profissional. Tento ao máximo ser perfeccionista, muito preocupada com tudo e todos. Não gosto nada de falhar e isso aborrece-me deveras.
A empresa ficou a dever-me alguns ordenados em atraso já para não falar em indeminização. Perante a insolvência em tribunal ficou mais que provado das grandes dividas que existiam. Assustador. De qualquer forma e com orientação do advogado ficamos a par de um Fundo de Garantia Salarial que podem ver explicado no site da Segurança Social Direta: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/, sei que o site da SGD está um pouco confuso para quem não tenha muita prática a lidar com computadores e sites, tenho um link que explica todo o processo.
http://www.aeportugal.pt/comunicacoesemail/Legislacao/C%20-%2021%20-%20RT%20-%20o%20-%20Fundo%20de%20garantia%20salarial.pdf
Questiono-me eu com 45 anos...e agora? Que fazer? É simples, vejo isto como mais um obstáculo de tantos que já tive na vida, uma aprendizagem, e em vez de me deparar com ele e parar, observo-o e vejo a melhor maneira de o contornar. Ao longo da vida tem sempre havido soluções para todos os obstáculos. Desde que haja saúde tudo se consegue. Lutadora, dedicada, honesta, trabalhadora, amiga, etc., como sou, tudo se há-de resolver. Eu acredito em mim e jamais desistirei.
 

domingo, setembro 08, 2013

FÉRIAS DE 01/08 A 7/09/2013

Brutais...afastei-me de toda a realidade da vida e fiz questão de este ano ter umas Big Big férias. Pelos Algarves como é evidente, na companhia das minhas filhas e genro, Carlos. (em continuação...)

domingo, julho 28, 2013

MOMENTOS DE AMIZADE

Cheguei àquele momento da vida que tanto temia.
Numa ocasião especial surge a dúvida...junto-os ou simplesmente deixo passar esse dia em branco? Eu sempre festiva e bem disposta. Faço uma passagem em cada um deles, busco uma recordação com alegria, algo que tenha sido muito significativo para mim. Chego à conclusão que na vida as pessoas jamais permanecem e que nenhum deles deu um grande significado à palavra amizade.
Se nesse dia especial chegasse a reuni-los iria olha-los um a um e no meu coração ficaria um grande vazio. Passarei esse dia em branco! Amizade é muito mas muito mais do que o que a maioria das pessoas apregoa por aí. Tenho muitos conhecidos mas amigos nenhum!

segunda-feira, maio 06, 2013

APOIO EM EVENTOS

Presto serviços de apoio a Feiras, Exposições, comemorações, eventos de marketing experimental e promocional, casamentos, raves, festas particulares etc., proporcionando-lhe assim um serviço extremamente flexível e de grande utilidade.
Na expectativa de poder propor soluções mais adequadas a concretização dos seus objectivos, aguardo particularmente grata a oportunidade de estabelecer consigo relações neste domínio.

 

APOIO A IDOSOS

A empresa onde eu trabalhava finalmente vai dar insolvência. Começaram por deixar de pagar ordenados mas iam andando como se nada fosse, finalmente aperceberam-se que esta seria a melhor solução...por mais que me custe admitir. Abrir um buraco cada vez maior onde as dividas ao Estado iam aumentando estava a ser insuportável. Resta-me saber o que farei... mas tenho forças, nunca desisti e a vida é para a frente. Comceie por ter esta ideia que aqui transcrevo:
 
APOIO A IDOSOS
 
Sou uma pessoa integram, honesta, altruista, positiva. Ofereço-me para poder proporcionar apoio auxiliar ao idoso nas suas saídas para compras, passeios, consultas ou outros, para que dessa forma possa estar a trabalhar ou a realizar outras tarefas que aprecie e necessita, com a garantia de que o seu familiar estará acompanhado, porque cada vez mais as pessoas evitam faltar ao trabalho para cuidar dos seus familiares.
Do ponto de vista social, o idoso tem necessidade de conviver, sair, passear, o que possibilita assim uma troca de experiências, expectativas e resoluções de problemas decorrentes da própria idade.
Encontro-me ao dispor para qualquer esclarecimento.
Gostaria de ajudar no que for necessário.
 

sábado, fevereiro 02, 2013

SINAIS

Como poderei alguma vez transmitir o que sinto? Alguém que me entenda e compreenda o que realmente sinto? Será simplesmente que o meu karma seja este? Tentar ser forte em todas as derrotas e nunca conseguir alguma paz na vida? ... como eu desejo paz... como eu desejo não sentir que as coisas boas da vida simplesmente me viraram as costas? Eu sei que existe algo para cada um de nós, algo destinado, mas será que o meu destino é este? Percorrer um caminho cheio de obstáculos, cheio de intranquilidade, cheio de instabilidade? Todos nós temos uma razão de existência, eu sei, mas eu tinha tanta esperança que um dia a vida sorrisse para mim, que me desse o que eu mais quero e desejo na vida. Deu-me duas filhas lindas, é certo... e espero que elas tenham tudo de bom e que sejam muito muito felizes. Terá sido esse o meu objectivo de vida? Será que tudo o que fiz, todas as atitudes tomadas, terão sido as mais correctas? Será? Então terei de aceitar a vida tal como ela se me apresenta, assim desta forma? Em que tudo parece não dar certo comigo. A minha vida sentimental, a minha vida profissional, tudo se desmorona a olhos vivos. E eu aqui... sem vontade de me levantar e lutar. Todos me consideram forte, cheia de carisma e atitude... mas será? Serei eu assim tão forte? Passaram por mim inumeras oportunidades e porque as deixei passar ao lado? Porquê? Porque não consegui ver o que me fazia bem? Os bons momentos que passei e deixei-os escapar assim...porquê? O que se passa comigo? Os momentos de felicidade se foram? Não vi os sinais? Que fiz eu assim de tão errado, quem magoei eu assim tanto para agora me sentir nesta agonia e desespero? ... para que lado me hei-de virar? É tudo tão falso lá fora. As pessoas cada vez mais se preocupam com elas próprias. Onde estará, onde andará o que eu tanto procuro? Estarei a ser egoista, mesquinha ao ponto de pensar que sofro, que não tenho o que tanto desejo... e os outros? Os outros que nem sequer chegaram a ter as mesmas oportunidades que eu? Deverei considerar-me uma pessoa que já viveu o que tinha a viver ou terei de continuar numa busca imensa por aquilo que me fará feliz? Preciso de ver os sinais... pois não existem coincidências...
 

quarta-feira, janeiro 23, 2013

A VIDA

 
Creio que todos gostaríamos de saber como viver correctamente, como funciona a vida, como conduzi-la bem, como levá-la a bom porto, sentindo-se bem consigo mesmo. Antes de morrer, o grande actor Gary Grant deixou à sua filha Jennifer uma comevedora carta de despedida. Quis transmitir-lhe através dela algumas recomendações adicionais para o caminho. «Amadíssima Jennifer», escreveu, «vive a tua vida plenamente, sem egoísmo. Sê comedida, respeita o esforço alheio. Esforça-te por conseguir o melhor e o que é de bom gosto. Cultiva a clareza de pensamento e a pureza de comportamento». E um pouco mais à frente: «Dá graças pelo rosto das pessoas boas e pelo doce amor que brilha nos seus olhos... pelas flores que dançam ao vento...  Um breve sono, e despertai para a eternidade. Se não despertar, como nós o entendemos, continuarei assim mesmo a viver em ti, amadíssima filha». De certa forma, soa a católico.
 
Em todo o caso, é uma carta lindissima. Se era católico ou não, ignoro-o. É certamente a expressão de alguém que se tornou sábio e que recebeu o sentido do bem e que tenta transmiti-lo, além do mais, com uma maravilhosa afabilidade.

terça-feira, janeiro 08, 2013

QUANDO FALTA O CARINHO!

"No equilíbrio entre a paixão e a razão, surge o amor..."

Está provado pela ciência que o bebê em desenvolvimento no útero materno absorve tudo que ocorre à sua volta, principalmente os sentimentos da mãe - e do pai - em relação a ele próprio. Sentimentos que podem ser traduzidos na forma como essa criança será recebida quando nascer. Exemplo: se foi uma gravidez desejada, a tendência é gerar nos pais bons sentimentos, ao contrário de quando a gravidez for indesejada.

No entanto, o efeito "esponja" não cessa na fase intrauterina, mas permanece após o nascimento do bebê a agir na relação entre pais e filhos. E o resultado desse relacionamento se manifestará mais tarde em forma de comportamento.

Quando falta o afeto necessário na fase infantil, a criança desenvolve-se com um déficit de amor que repercute em seu psiquismo provocando-lhe o surgimento de desequilíbrios na área da afetividade. Alguns casos de depressão na fase adulta, que escondem sentimentos de rejeição e abandono devido à baixa autoestima da pessoa, são típicos da falta de atenção e carinho na infância.

Muitos casos de crises ou separações de casais, refletem a frustração de experiências em que o inconsciente de ambos não foi contemplado com a necessidade de afeto transferido da figura materna ou paterna para o parceiro ou parceira, ou seja, permanece o déficit de amor a fustigar o indivíduo e a provocar-lhe decepções em suas experiências amorosas...

O amor compreendido como afeto, paixão, carinho, atenção, respeito e responsabilidade com o outrem, é a energia que alimenta as relações afetivas. Sem esse "alimento" desde a fase intrauterina do ser, torna-se difícil o futuro adulto atingir um nível de relação afetiva que o direcione à felicidade possível com a sua companheira ou companheiro.

Contudo, o diálogo, principalmente em momentos de crise na relação, pode ser o início de um processo em que a superação, isto é, a necessidade de tornarem-se (mais) carinhosos um com o outro, seja a saída de que o casal precisa para preservar o relacionamento e o amor que ainda resta. E tornar-se carinhoso é uma condição que se aprende com a prática da afetividade nas relações, que independe do nível intelectual, social ou do tempo de duração do relacionamento. Mas fundamentalmente, do diálogo, da conscientização e do exercício diário do afeto mútuo...

Nesse sentido, o amor responsável é uma energia que pode alterar um padrão comportamental que trazemos de vidas passadas e que apresenta em seu histórico uma considerável perda. É por intermédio da educação que podemos alterar para melhor esse padrão, assim como nas relações afetivas do adulto, quando o vazio de amor pode ser preenchido de uma forma transferencial - e compensatória para ambos - através da troca de carinho diário entre indivíduos associados a uma proposta de crescimento mútuo.

Quando falta o carinho nas relações afetivas, esse importante ingrediente pode surgir com a alteração do nível de autoconhecimento provocado pela psicoterapia individual ou de casais. Mas como vimos anteriormente, a troca de afeto pode realizar-se também pela superação, que é a saída mais econômica na tentativa de resgatar ou preservar o amor que ainda alimenta uma relação.

Somos seres dependentes de amor. Energia que ao ligar elos multidimensionais da natureza humana, expande a sua harmonia pelo universo. Portanto, aproveitemos essa energia para resgatarmos - ou renovarmos - o que encontra-se perdido ou em processo de desgaste, porque para o amor sempre existe uma nova chance de buscarmos o reequilíbrio - ou o reencontro - nas relações de nível afetivo.