AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

quarta-feira, outubro 09, 2013

O FIM DE UMA RELAÇÃO

O seu namorado costumava mandar-lhe mensagens e telefonar-lhe todos os dias. Vocês eram aquele casal que não conseguia tirar as mãos de cima um do outro. Ela era o tipo de namorada que planeava saídas divertidas. Aqui, o mais importante é o tempo do verbo, no pretérito imperfeito, significando que já não é. Agora, ele responde-lhe quatro dias mais tarde, raramente dão a mão em público e ela prefere sair com as amigas.
O que é que se está a passar, exatamente? Detesto ter de lhe dizer isto, mas todos os sinais apontam no mesmo sentido: está prestes a ser deixado.
 
“O fim de uma relação nunca aparece do nada”, afirma David Wygant, um conselheiro matrimonial de Los Angeles. “Há muitos sinais que as pessoas simplesmente não querem ver.” Falámos com especialistas em relações (dating experts) para perceber quais são os sinais de que uma relação está tremida.
Segundo o nosso painel de especialistas, qualquer um destes seis sinais vale uma conversa com o seu companheiro. Caso contrário, os problemas só vão piorar. Ninguém gosta de enfrentar o fim de uma relação, mas, por mais desconfortável que possa ser, os especialistas receitam uma conversa sincera entre os dois.
“É preciso ir até ao cerne da questão e discutir os pormenores, se queremos que a relação melhore", afirmou Lisa Steadman, autora de It's a Breakup, not a Breakdown (em português, “É o Fim de Uma Relação, não Um Esgotamento”, em tradução livre).
 
1. Olá?
 
Esteja atento a alterações na comunicação. Repare se a pessoa demora mais tempo a responder a um sms do que o habitual ou se fica três dias sem telefonar quando antes o fazia cinco vezes por dia. Revela que a outra pessoa já não é uma prioridade e aponta para um problema mais profundo.
“Eles têm sempre uma desculpa: ‘Estive a trabalhar o dia todo e, por isso, quando cheguei a casa estava esfalfado’”, explicou Wygant.
O evitar discutir assuntos importantes e questões do dia-a-dia quando estão juntos é o primeiro sinal de que a dinâmica da relação mudou.
“No início havia muita química ou divertiam-se juntos, mas agora começa a dissipar-se”, explicou Steadman. “As coisas que apreciavam e de que desfrutavam na relação desaparecem.”

2. Percorrer a distância

É um mau sinal quando o casal começa a viver vidas separadas. Quer se trate de passar mais tempo com os amigos quer de tomar decisões importantes sem consultar o parceiro, isso afasta a outra pessoa.
“Normalmente, esse afastamento sente-se e as pessoas já não têm a cumplicidade que tinham antes”, explicou Steadman.

3. Muitas desculpas, pouco sexo

Não se lembra da última vez que viu fogo-de-artifício no seu quarto? Oh, oh.
Um bom indicador de que se passa algo é quando o sexo piora, afirmou Wygant. Pode querer dizer que não estão a entender-se sexualmente quando ele quer despachar o sexo o mais rápido possível ou se prefere ir dormir ou ver um filme a ter alguma “ação”.
Por outro lado, um casal pode estar a passar por um mau momento e entender-se apenas no campo sexual, explicou Steadman. Ainda assim, o mais comum é que não exista atividade sexual e as desculpas se multipliquem para evitar que algo se propicie nesse campo.
“Talvez tenham tido uma vida sexual bastante consistente e, de repente, passou a ser apenas uma vez por mês. De cada vez que toma a iniciativa, fecham-lhe automaticamente a porta na cara”, clarificou Steadman.

4. Linguagem corporal

Preste atenção à linguagem corporal, porque é algo que muda quando se aproxima uma separação. Por exemplo, se o seu namorado está sentado no sofá a dois metros de si e, se você comenta a situação, começa uma discussão. Não é bom sinal quando o seu companheiro se afasta quando lhe tenta dar um beijo, se fica sem reação quando lhe dá a mão ou fica tenso quando lhe toca.
Se lhe revira os olhos e age como se lhe estivesse a fazer um favor por se deixar beijar, é um grande sinal vermelho. Como afirma Steadman, “já não é afetuoso, não apoia nem lhe retribui os gestos de carinho como antes. Pelo contrário, torna-se uma obrigação”.

5. Conversa bombástica

Se a conversa sobre o que está mal na vossa relação está constantemente a ser retomada sem que mude seja o que for, uma separação está prestes a acontecer, argumenta Wygant. A frase “precisamos de falar” nem sempre significa o fim de uma relação, defende Steadman, mas prepare-se para ter uma conversa séria. Normalmente, significa que vão largar-lhe uma bomba em cima.

6. Pôr-se em forma

Quando alguém para de se preocupar com a sua aparência, é como se estivesse a fazer o check-out de uma relação. Se, por outro lado, ele repentinamente começar uma dieta-relâmpago, é possível que queira atrair outra pessoa e que se esteja a preparar para uma saída em grande.
Se um parceiro estiver a pôr-se em forma e o sexo não estiver  a tornar-se mais frequente, uma separação pode vir a caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário