AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

quarta-feira, outubro 20, 2010

RECLAMAÇÃO 13/10/2010

Ex mos. Srs.,
Foi com muita tristeza e preocupação que me deparei hoje com uma situação muito mas em muito desagradável.
Estive na 2ª f no Centro de Saúde da Parede para pedir, através do receituário que o meu médico particular me passou, as ditas credencias que supostamente estariam passadas e prontas a entregar na próxima 2ª f (sempre fiz destas formas faz anos). Acontece que hoje ligaram-me do centro a dizer que já não passam credenciais. Saíram novas regras do Ministério que dizem termos que ir a uma consulta com o médico que me estipularem (pois neste momento estou sem médico de família) e nessa altura é que o médico dirá se passa ou não as receitas. Ordens do Ministério da Saúde. Foi-me dito mesmo, e acho isso uma falta de consideração, que se podemos pagar uma consulta a um médico particular também podemos ir fazer análises e exames particularmente.
1º Se vou a um médico particular é porque não posso estar meses à espera que me marquem um médico da caixa, ainda por cima sendo um médico hoje e outro médico na consulta seguinte.
2º Se vou a um médico particular é porque a Entidade Patronal não me paga para estar a ir ao médico nas horas de trabalho, sei que o posso fazer, mas também tenho consciência que se todas as pessoas assim o fizerem o N/ país pára.
3º É muito diferente irmos a um médico particular por todas as razões e mais alguma e termos também que fazer os exames a titulo particular, não podemos sequer comparar essa situação. Por exemplo no meu caso eu tive por 2 vezes um Eritema Nodoso, tenho que ser vigiada constantemente, fazer análises e exames constantes e ainda hoje me disseram que a titulo particular as análises que ando para fazer há meses ficam por volta de 213,62 €, é muito diferente do que os 70,00 € do médico, eu ganho 1.100,00 €. Se tivesse que fazer todos os exames e análises a titulo particular não teria dinheiro nem para comer nem para dar de comer às minhas 2 filhas que se encontram única e exclusivamente a meu cargo.
4º Se realmente me dão uma resposta dessas no Centro de Saúde da Parede e dizem que são ordens superiores, então questiono-os no seguinte; Porque sou eu obrigada a descontar para um sistema de saúde que simplesmente não funciona???? Para onde vai o dinheiro que me retiram todos os meses do ordenado na ordem dos 143,00 €/mês????? Com toda a certeza que irá para todo o lugar menos para mim e para as minhas filhas. Já que não beneficio desses serviços porque me obrigam a descontar para a Segurança Social se com esse dinheiro poderia ter um seguro de saúde com muito melhores condições? Não deveríamos ter a liberdade de escolher o N/ próprio sistema de saúde????
5º Recordo-me também de me terem dito que do Centro de Saúde da Parede que toda esta mudança devia-se a contensão de custos. De certeza que eu não beneficio nem metade, nem 1/4 do valor que me é descontado todos os meses, então por esse prisma existe dinheiro meu que outro alguém irá beneficiar concerteza. Por esse prisma deveria ser estudado caso a caso e ver quem realmente anda a abusar dos serviços da segurança social. Eu e as minhas filhas é que não podemos ficar prejudicadas e se uma mãe, ou quem quer que seja não tem condições de saúde como tem condições para tudo o que envolve uma vida???
6º Não seria bem mais fácil, e visto o próprio centro queixar-se de falta de médicos, (existem centenas de pessoas sem médico de família) eu poder ter o médico particular e sem ter que tirar o lugar de uma consulta a alguém poder pedir no centro para me passarem as credenciais que necessito?
7º Ou se tudo o que eu digo não faz sentido para os órgãos competentes que nos dêem o livre arbítrio para podermos escolher o N/ próprio subsistema de saúde. Pelo menos responsabilizarmo-nos por escolher o que achamos de melhor para cada um de nós, pois sinceramente e pelo que sinto na área da saúde as coisas não estão a funcionar.
É lamentável, revoltante toda esta situação... sinto-me roubada, indignada, com problemas de saúde que têm que ser resolvidos rapidamente e porque o N/ sistema de saúde não funciona tenho que adiar e adiar algo que é realmente inadiável, pois algo que é um bem de primeirissima necessidade, a que todos deveríamos ter direito nas melhores das condições, encontra-se neste momento atrasado, mal feito e sem condições. Pelo menos deveríamos poder ter a liberdade de escolha já que estamos num país livre cujo regime apregoa a democracia.
Atenciosamente
Ana Cristina Leal Salvação
Utente nº 377 113 386

Sem comentários:

Enviar um comentário