AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

quarta-feira, outubro 20, 2010

RESPOSTA CENTRO SAÚDE DA PAREDE

Parede, 19-10-2010 15:29
Exma Srª
Li hoje o seu mail.
Constato que já lhe responderam da ARSLVT.
Como bem sabe o seu ex-Médico de Família reformou-se. Nesta situação ficou como utente sem médico.
Infelizmente não tem sido possível o ACES de Cascais atribuir um Médico de Família a todos os utentes inscritos. É um problema nacional e com que o Ministério da Saúde se preocupa e está empenhado em resolver. De facto a resposta do ACES de Cascais aos utentes sem médico, não é ainda aquela que possa satisfazer a imensa procura que existe e são vários milhares de utentes do nosso concelho que se encontram nesta situação.
Entretanto a ARSLVT, contratou Médicos a uma Empresa, para atender os Utentes Sem Médico de Família, no Centro de Saúde da Parede. Todos os dias úteis, com horário de funcionamento ao público das 08:00 às 19:30.
No entanto, não se trata de um “CATUS”, mas sim de consultas agendadas; havendo consultas de marcação prévia e consultas de marcação no próprio dia por Doença Aguda, com horário predeterminado e correspondendo a um nº total de consultas contratado pela ARSLVT com a Empresa e não a um nº indeterminado.
Neste momento, já dispomos de consultas e de marcações pelo telefone.
Em breve, no entanto, esperamos que uma nova USF irá entrar em funções e será então possível atribuir um Médico de Família a cerca de 8000 utentes.
Os casos mais prementes, que já são bastantes, são colocados numa lista de espera especial, gerida pela Assistente Social para ser atribuído com prioridade um Médico de Família logo que possível.
Por outro lado, tal como lhe responderam da ARSLVT “Acrescento ainda que a transcrição de receituário ou pedidos de exames provenientes de outros médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ou de médicos privados, não é atribuição do médico de família nem o utente o pode exigir, dependendo esse acto da vontade do médico assistente.”, logo, dependerá da apreciação que o médico que a tender em consulta fará da pertinência ou não desses exames.
Poderá consultar no Guia do Utente do Serviço Nacional de Saúde:
3.6. O médico de família deve fazer a transcrição de receitas ou de pedidos de exames auxiliares de diagnóstico passados por médicos privados?
A transcrição de receituário ou pedidos de exames provenientes de outros médicos do SNS, ou de médicos privados, não é atribuição do médico de família nem o utente o pode exigir.
Os médicos privados podem receitar medicamentos que serão comparticipados pelo SNS, desde que o doente apresente o respectivo Cartão de Identificação do Utente do SNS.
Pela patologia que refere muito provavelmente deveria estar a ser seguida numa consulta hospitalar da especialidade.
Atenciosamente,
O Coordenador da UCSP da Parede,
Dr. Terenas Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário