AMIGOS DO MEU BLOGUE

VISITAS

VISITAS ON LINE

shared hosting

Visitas On Line

quinta-feira, outubro 21, 2010

RADIOCIRURGIA

(O meu irmão vai-se submeter hoje a uma cirurgia destas... rezem por ele por favor*****)
Qual o objetivo da Radiocirurgia?
A Radiocirurgia é um procedimento ambulatorial realizado com o paciente acordado e alerta, com anestesia local. Usada para o tratamento de lesões cerebrais de até 40 mm, não utilizando os recursos da craniotomia, isto é, a cirurgia aberta.
O tratamento permite atingir com absoluta precisão tumores.
O tratamento permite atingir com absoluta precisão tumores cerebrais (benignos ou malignos), MAV (Malformações arteriovenosas) e metástases cerebrais com irradiações não-coplanares o que permitindo utilizar a radiação em diferentes planos respeitando os limites da lesão e isocêntricas o que mantém a homogeneidade da dose de radiação pela lesão, preservando assim as estruturas cerebrais circunvizinhas.
Indicações:
A Radiocirurgia tem sido indicada nos casos de lesões cerebrais profundas, únicas ou múltiplas e para o tratamento de uma variedade de distúrbios neurológicos.
De um modo geral, as técnicas podem ser utilizadas como tratamento primário ou complementar ao tratamento cirúrgico, nos seguintes casos:
- Malformações Arteriovenosas
- Tumores Cerebrais Benignos
Meningeoma
Neurinoma do Acústico
Adenoma de Hipófise
- Outros Tumores Benignos
- Tumores Malignos
Astrocitomas / GBM
Metástases Cerebrais
- Outros Tumores Malignos
Conduta:
A Radiocirurgia Estereotáxica é realizada por equipe interdisciplinar, e através de protocolos científicos de tratamento, se procede a "Descrição Clinico-Cirúrgica" do caso pelos Neuro-Radiologistas, Neurocirurgiões, Radioterapeutas e Fisico-Médico, para avaliar as indicações do tratamento.
Resultados:
A Radiocirurgia é um procedimento que oferece grandes Vantagens:
- Preserva as áreas nobres
- Não lesa estruturas vizinhas
- Reduz os efeitos colaterais e o tempo de internação
- Não necessita de anestesia geral
- Melhor Qualidade de Vida
Entenda como é feito o Procedimento de Estereotaxia para Radiocirurgia:
I- Colocação do Arco Estereotáxico:
O arco estereotáxico é colocado em posição, em torno da cabeça, pelo Neurocirurgião e pelo Físico-Médico após anestesia local. O paciente, em seguida, é encaminhado para os exames de CT Scan e Ressonância Magnética.


II - Tomografia Computadorizada:
As imagens obtidas através de Tomografia Computadorizada e/ou Angiografia Cerebral, são transferidas para o Sistema de Planejamento Computadorizado (Workstation) e utilizadas (Fusão das Imagens) com precisão, para definir a localização, profundidade e volume da lesão.

III- Ressonância Magnética:

IV - Planejamento Tridimensional:
O Planejamento Tridimensional da lesão é realizado pela equipe formada por Radio-Oncologistas, Neurocirurgiões e Físico-Médico verifica todos os parâmetros que garantirão o controle de qualidade do sistema.
Os feixes de irradiação são aplicados através de colimadores cilíndricos com arcos não-coplanares, formando um ou mais "isocentros" dirigidos ao Volume-Alvo.


V - Sala de Radioterapia:
Após o Planejamento Tridimensional, o paciente é levado à mesa de tratamento do Acelerador Linear onde fica posicionado para a realização da Radiocirurgia que terá duração entre 30 a 90 minutos, dependendo do número de isocentros.
 
VI – Retirado do Arco Estereotáxico:
Terminado o procedimento, o arco estereotáxico é retirado do paciente, podendo o mesmo retornar para a instituição de origem. O acompanhamento clínico-cirúrgico é realizado por toda a Equipe.

3 comentários:

  1. Formulo sinceros votos para que tudo tenha decorrido com normalidade e para que o Mano recupere gradualmente a saúde.

    Alberto

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber como está seu irmão!!Creio que terei que passar pelo mesmo procedimento que ele!!
    Meu email é julioeandreia@click21.com.br
    Obrigada,
    Andreia

    ResponderEliminar
  3. Silvana Scopel de Magalhães2 de março de 2011 às 16:47

    Andréia,

    Eu realizei um procedimento desse em agosto de 2010... Tenho uma MAV cerebral, e fiquei muito ansiosa antes da radiocirurgia! É normal, mas fique tranqüila, pois caso precise fazer tudo correrá bem! É um procedimento que não causa dor!
    Silvana. Sorte para você, e caso queira falar mais o meu email é silvanascopel@uol.com.br

    ResponderEliminar